sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011


Devocional Diário - Saia da caverna

1 Reis 19:9  Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
10  Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
11  Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto;
12  depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave.
13  Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?

O texto acima extraído das Sagradas Escrituras, descreve um episódio da vida de Elias, um grande profeta usado pelo Senhor, profeta este que marcou seu tempo por grandes feitos em Deus. A Bíblia nos relata que logo após ter vencido os profetas de Baal, Elias teve sua vida ameaçada por Jezabel, uma mulher muito cruel. O que nos chama a atenção nesta passagem das Sagradas Escrituras é que como poderia um profeta que fez fogo cair do céu, temer a uma pequena ameaça comparada a outros problemas que já tinha vencido e eventualmente entrar em uma caverna?
Infelizmente muitas vezes de forma consciente ou inconsciente entramos em cavernas, assim como fez Elias. Em alguns momentos parecemos tão fortes, mas em poucos instantes, nos sentimos fracos em nossos corações tomando muitas vezes atitudes que nós mesmos estranhamos. Isso acontece, porque somos humanos, dotados de sentimentos e vontades, sem levar em conta o inimigo das nossas almas, que luta constantemente para nos destruir, contudo, precisamos entender o que é ter a mente de Cristo. Ter a mente de Cristo significa diariamente sair de cavernas. A vontade de Deus, é que venhamos sair das cavernas para que Ele possa falar conosco, assim como o próprio texto descreve, Deus só falou com Elias, quando este saiu da caverna. É "normal" entrar em cavernas, contudo, não é "normal" permanecer na caverna. O próprio Jesus, quando estava no jardim do Getsêmani, entrou na caverna do desespero, a ponto de suar gotas de sangue, todavia, saiu e foi para a Cruz, por nossa causa. Neste dia, em o nome de Jesus Cristo, SAIA DA CAVERNA!

Tiago 5:17  Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu.

Confissão:"Neste dia, saio da caverna em o Nome de Jesus Cristo!"

Nenhum comentário: